Banco de leite materno faz campanha para doação de frascos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza uma campanha permanente para receber doação de frascos adequados ao armazenamento de leite materno. Os postos de coleta estão montados nas Unidades de Saúde da Família (USF) e na sede da secretaria, no bairro da Torre.

“Quem quiser colaborar com a campanha, basta deixar na sede da SMS ou em qualquer Unidade de Saúde da Família, no local destinado, que nos encarregamos de levar as doações ao Banco de Leite”, explica a Gerente da Atenção Básica, Naédina Gomes.

O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese. Os frascos arrecadados serão destinados ao Banco de Leite Zilda Arns, do Instituto Cândida Vargas (ICV) para serem utilizados na montagem dos kits de coletas de leite humano.

“Utilizamos os frascos tanto na montagem dos kits de doação do leite materno que enviamos às nossas doadoras para que elas façam a doação, como para pasteurizar os leites e armazenar o leite pasteurizado” explica Raquel Torres, enfermeira do Banco de Leite Zilda Arns.

Ela lembrou que ao chegarem ao Banco de Leite os vidros doados são lavados e esterilizados e somente após esses procedimentos serão utilizados.

Para ser doadora basta que a mulher entre em contato com o Banco de Leite pelo telefone 3015-1555 ou ir pessoalmente ao ICV, que fica na Avenida Coremas, no bairro de Jaguaribe. O Banco de Leite atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade dispõe de posto de coleta, atendimento de enfermagem para as mães que precisam de auxílio e orientações, além de um serviço de coleta domiciliar.

Dicas

O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. A orientação é de que, após realizar a higiene das mãos, antebraços e seios, a doadora faça uma massagem suave e circular nas mamas.

Em seguida, colocar os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola, firmar os dedos e empurrar para trás em direção ao corpo, comprimindo suavemente um dedo contra o outro e repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair. Os primeiros jatos ou gotas devem ser descartados.

O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado. O leite pode ficar armazenado no congelador por até 15 dias ou por até 12 horas na geladeira.

 

Relacionados